H101O3 é a fórmula molecular do ácido bítico. Este contém elevado grau de ionização e é estável a qualquer condição de temperatura e pressão. É produzido socialmente pelo processo de informação crítica.

P.S. Um BIT (uma contração de Binary digIT) é a unidade básica de informação usada na computação e nas telecomunicações. Representa a quantidade de informação armazenada por um dispositivo digital ou outro sistema físico que existe em um dos dois possíveis estados distintos.

quarta-feira, 6 de junho de 2012


AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO
Elisa Maria Quartiero

Resumo: 
A discussão sobre a utilização das tecnologias da  informação e comunicação no espaço educacional deve centralizar seu foco na questão pedagógica. Antes de definirmos qual o melhor equipamento ou software a ser utilizado, devemos nos perguntar: o que efetivamente essas tecnologias, corporificadas principalmente no computador, trazem  de avanço qualitativamente superior  para o processo de ensino-aprendizagem? É necessário analisar o comportamento do emissor face à transmissão de conteúdos e os níveis de intervenção do educando na recepção, produção e circulação do conhecimento para termos uma ideia real do alcance dessas tecnologias no espaço educativo. 

Toda formação de consciência não se dá por ações pessoais; ela necessita da sociedade para acontecer. A adoção de tecnologias da informação não acontecem de forma diferentes. Para que sua aplicação seja coesa, todos os participantes devem entender o que estão fazendo e o porque da ação. 
Para tanto, Quartiero explica que o professor, para poder ser um mestre, deve acompanhar a velocidade do fluxo de informações contemporâneo, entender como se dá este processo e, principalmente, visualizar  seu papel nesta dinâmica. 

Um comentário:

  1. O texto de Elisa M. Quartiero provoca algumas reflexões:
    - Qual a real situação do avanço tecnológico no Brasil?
    - O que falta aos educadores para uma cultura informática educativa?
    - A experiência informática tem atingido os objetivos propostos?
    Numa introdução a respostas, ainda estamos num país de desigualdades, nivelado por cima e que mantém uma legião de excluídos digitais; os educadores estão despreparados para as novas tecnologias, por falta de políticas de formação permanente; e a experiência informática permanece no campo do novo, da curiosidade e do reforço ao consumo.

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